Notícias
08/12/2014
CNM participa de encontro para avaliar a governança no SUS
Uma metodologia está sendo desenvolvida para a auditoria operacional da pactuação entre os entes da federação no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, diversos atores que operacionalizam o SUS no Brasil trabalham na construção de um painel de referência para o melhor planejamento de aplicação de auditoria. O encontro foi promovido na última quinta-feira, 8 de dezembro, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi uma das convidadas.
A entidade contribuiu com a elaboração de questões, a aplicabilidade do método e na viabilidade da resposta ao conjunto do instrumento de auditoria às esferas do SUS, principalmente a respeito dos Municípios.
Sobre isso, a Confederação entende que para o efetivo processo de oferta dos serviços e ações de saúde é importante realizar a auditoria constante desse recurso financeiro. Assim, pode-se garantir que ele vá chegar até o cidadão e contribuir para a qualidade da prevenção, promoção e recuperação dos agravos das diversas doenças que ele pode contrair em sua vida.