Notícias
16/03/2017
CNM participa de debate sobre melhoria no acesso dos produtores as políticas de crédito rural
Discutir temas para melhoria no acesso dos produtores as políticas de crédito rural. Esse o motivo da participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na reunião da Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio do Ministério da Agricultura. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, e estavam presentes também vários representantes do setor produtivo.
A reunião teve início com a apresentação das sugestões do setor produtivo com ação pela ampliação na demanda por armazenagem de grão e pelos problemas enfrentados durante o escoamento para os portos da região Norte do país que enfrentaram estradas intrafegáveis. Os produtores solicitaram uma ampliação do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e uma redução da taxa de juros para 5,5% ao ano.
Além disso, os representantes do setor produtivo afirmaram a necessidade dos produtores em realizar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) - etapa seguinte ao Cadastro Ambiental Rural. Os representantes solicitaram ainda a desburocratização do acesso as linhas do Programa ABC e também a criação de uma nova linha de financiamento para regularização ambiental, ambas visam o atendimento da legislação ambiental.
Simplificação dos procedimentos
Os agentes financeiros solicitaram ações de simplificação dos procedimentos para liberação do crédito e a redução das linhas de financiamento, pois o grande número de produtos ofertados demanda uma grande estrutura tecnológica e capacitação dos técnicos.
O governo federal apresentou um panorama de manutenção das taxas de juros apesar das recentes reduções na taxa Selic e de manutenção dos recursos disponíveis para o crédito rural apesar dos dados positivos do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB). Tal panorama não atende os anseios do setor e serão objeto de futuras negociações dos produtores com o governo federal visando reverter essa proposta.
Acesso ao crédito
A Confederação considera importante a desburocratização do acesso ao crédito rural bem como sua ampliação, pois tais recursos são aplicados diretamente na economia municipal. Na safra 2016/2017, foram disponibilizados mais de R$ 230 bilhões através do Plano Safra que estão movimentando as economias dos pequenos Municípios e permitindo uma safra recorde com a estimativa de valor bruto da produção agropecuária de R$ 548 Bilhões para 2017.