Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de debate na Câmara sobre ações para fomentar o turismo após as Olímpiadas

Notícias

10/06/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de debate na Câmara sobre ações para fomentar o turismo após as Olímpiadas

05052016_tochaolimpica_govGOO aproveitamento da infraestrutura construída para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 e a visibilidade como forma de impulsionar o Turismo no Brasil após a edição do evento esportivo foram os desafios abordados em uma audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a reunião que debateu medidas de atrair mais turistas para o Rio de Janeiro e as demais cidades que irão receber os jogos de futebol nas Olimpíadas.

Durante a audiência, foram apresentadas alternativas para a melhor utilização do legado da realização do evento esportivo deste ano. Entre elas, estão o aproveitamento da exposição do Brasil na mídia internacional e da estrutura dos equipamentos turísticos construídos para os jogos olímpicos e paraolímpicos, como a expansão da rede hoteleira e de alimentos e bebidas.

Para isso, foi proposta a realização de ações voltadas à divulgação de eventos que possam atrair mais turistas estrangeiros. A ideia é incentivar o fluxo turístico e evitar que a estrutura construída para receber os viajantes estrangeiros fique obsoleta.

Retorno de turistas
A importância da continuidade de visitas de turistas após o encerramento das Olimpíadas foi reiterada por parlamentares e representantes do Turismo convidados. O retorno de estrangeiros nas cidades que irão receber alguma modalidade dos Jogos contribui significativamente para fomentar a economia desses Municípios.

O deputado Herculano Passos (PSD – SP) disse que a visita desses viajantes após o evento só vai acontecer com mais investimentos que possam promover mais os locais onde irão acontecer as competições. “Os jogos serão tão bons para o Brasil quanto foi a Copa. Entretanto, é preciso melhorar a infraestrutura e não pode parar a divulgação do país como ponto turístico”, avaliou.

Para o presidente substituto do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), José Antônio Parente, os principais efeitos dos Jogos Olímpicos para o turismo são os avanços em infraestrutura e a grande exposição do Brasil mundialmente. Ele considera que os Jogos terão a mesma visibilidade da Copa do Mundo de 2014 e o País deve aproveitar a oportunidade. "Serão mais de 4 bilhões de pessoas assistindo aos jogos, 25 mil jornalistas e 20 mil atletas. Temos que aproveitar e chamar a atenção dessas pessoas para voltarem e trazerem suas famílias e amigos ao Brasil", defendeu.


Notícias relacionadas