Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM participa de audiência sobre Sistema Nacional de Crédito Cooperativo

Notícias

19/11/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM participa de audiência sobre Sistema Nacional de Crédito Cooperativo

Ag. CâmaraA Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar (PLP) 100/2011, nesta terça-feira, 17 de novembro. Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do debate que tratou do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e da possibilita de as disponibilidades de caixa dos Municípios serem depositadas em cooperativas de crédito. 

O encontro e a participação da CNM foram viabilizados por requerimento do deputado Evair de Melo (PV-ES). Na ocasião, o representante da Confederação disse que o projeto é considerado positivo para o movimento municipalista e integra da pauta prioritária de reivindicação nacional. Durante apresentação foi destacado que a entidade tem a missão de defender todos os Municípios, mas principalmente os de pequenos porte que sofrem mais com a falta de estrutura e de recursos. 

“Os gestores públicos municipais estão tendo uma dificuldade enorme para gerir os valores de seus caixas. Assim, o advento do PLP 100/2011 será fundamental para ampliar o desenvolvimento regional, promover inclusão social e financeira e a utilização de recursos no próprio município, sendo de grande valor ao movimento municipalista”, destacou apresentação da CNM. 

Participantes
Além da CNM, o diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen, também participou do debate, representando os Sistemas OCB e Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Ele destacou que o projeto possui um escopo muito delimitado, sem que haja qualquer possibilidade de interferência dos entes públicos municipais nas decisões das cooperativas. Já o consultor do Departamento de Regulação Financeira do Banco Central do Brasil (BCB), Cléofas Salviano, também presente no debate, ponderou que o cooperativismo de crédito é caracterizado com um setor sólido e em expansão no país. 

Agência CNM, com informações do OCB e da Câmara


Notícias relacionadas