Notícias
28/09/2017
CNM participa de audiência que reduz juros do crédito consignado
A taxa de juros do crédito consignado, ocasionalmente utilizado por aposentados e pensionistas, ficará menor. O percentual ao mês, antes fixado em 2,14%, passará a ser de 2,08%, conforme deliberação emitida pelo Conselho Nacional de Previdência (CNP). A reunião foi realizada nesta quinta-feira, 28 de setembro, e contou com a presença de representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O consultor da entidade para a área de Previdência, Sérgio Aureliano, acompanhou as discussões. Durante o encontro, o Conselho aprovou, por unanimidade, a Resolução 1.333/2017 que trata do crédito consignado e dá outras providências.
Segundo texto, o percentual de juros que incide sobre as operações realizadas com cartão de crédito também irá mudar. Atualmente, se cobra uma taxa de 3,06%. Esse percentual deverá reduzido para 3%.
Outro ponto de reajuste é a diminuição da margem consignável para o pagamento de despesas contraídas por meio do cartão de crédito e para uso com a finalidade de saque. De acordo com a resolução, o limite de endividamento não poderá ser superior a 1,4 vezes o valor do benefício previdenciário. Pelas regras antigas, esse limite era de duas vezes.
Para a Confederação, a redução dos juros do empréstimo consignado e do cartão de crédito é uma medida importante para a economia dos Municípios.
Notícias relacionadas


