Notícias
03/11/2022
CNM ilumina prédio de azul e reforça campanha de conscientização sobre câncer de próstata
Em apoio ao Novembro Azul – campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata –, a sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) fica iluminada de azul no período de 1º a 30 de novembro. Durante o mês a entidade promove ações internas e externas para reforçar a importância da data.
No dia 27 de outubro, a entidade promoveu um Bate-papo para abordar tanto o Outubro Rosa - campanha de conscientização ao câncer de mama - quanto o Novembro Azul. Na oportunidade, médicos e gestores atuantes na temática foram convidados para orientar os gestores municipais.
Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelaram que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
O movimento Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003, tendo como inspiração o Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Prevenção e tratamento
A realização de exames periódicos anuais impede que a doença seja detectada já em estágios mais avançados. Quando descoberto e tratado precocemente, as chances de cura são de cerca de 90%.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens que não possuam casos desse tipo de câncer na família e dos 45 anos para negros e demais homens com histórico familiar da doença.
A adesão à prevenção de doenças pelo público masculino ainda é muito baixa no Brasil. Com isso, é fundamental que os Municípios realizem educação em saúde sobre prevenção do câncer de próstata levando a importância do autocuidado.
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Câmara