Notícias
28/03/2016
CNM faz parte da Câmara Temática Temporária do Suasa, instituída nesta segunda
A Câmara Temática Temporária do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) foi criada para discutir a implantação do Sistema. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é integrante do grupo de trabalho. A entidade informa sobre o colegiado criado pelo governo federal, e divulgado nesta segunda-feira, 28 de março.
A indicação da CNM dentre os órgãos integrantes do colegiado representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, principalmente no sentido de mostrar a relevância da Confederação na defesa dos Serviços Inspeção Municipal (SIM). Segundo a área técnica de Agricultura da entidade, a Câmara representa excelente oportunidade para debater o fortalecimento dos SIM e as dificuldades dos Municípios para aderir o Suasa.
Como representante dos Municípios brasileiros, entidade pretende levar ao debate a alteração da Instrução Normativa 16/2015 do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa). Conforme informações da Confederação, apenas 13 Municípios conseguiram a equivalência ao Suasa, além de três Consórcios municipais. As orientações foram estabelecidas pelas normativa, mas trouxe dificuldade para o desenvolvimento das agroindústria e da economia local.
Além da CNM, fazem parte da Câmara representantes do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa); da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); da Associação Brasileira de Municípios (ABM); da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Veja a publicação da Câmara aqui