Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM estimula a criatividade na formulação de roteiros com atividades que despertem interesse de turistas

Notícias

23/11/2015

Compartilhe esta notícia:

CNM estimula a criatividade na formulação de roteiros com atividades que despertem interesse de turistas

Governo do Rio de JaneiroÉ possível e necessário ser criativo no Turismo, defende a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os turistas buscam um roteiro diferente para economizar e realizar a viagem dos sonhos ou ainda para registrar toda a experiência de um jeito inovador. Por isso, é preciso atentar-se às possibilidades de cada cidade turística.

Em roteiros gastronômicos, por exemplo, podem ser oferecidas opções de experiências diferenciadas, que vão além da degustação de vinhos e queijos, como oficinas e cursos. Nos destinos culturais, além das tradicionais visitas aos pontos turísticos, é possível maior interação, seja em museus, peças de teatro ou centros culturais, para que o turista participe efetivamente das histórias ali retratadas.

Naqueles Municípios que apresentam belezas arquitetônicas, a ideia é proporcionar aos turistas fotos inusitadas em lugares não convencionais, ou visitas que apresentam a localidade sob novos ângulos. É importante sair do óbvio e oferecer pacotes turísticos que explorem algo além do esperado pelos visitantes. Diferencie-se dos concorrentes ao propor e dipor aos turistas roteiros criativos.

Exemplos
Essa invocação foi colocada em prática em alguns roteiros brasileiros, como a Vinícola Cristófoli, que fica no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves (RS). Lá é possível desfrutar da experiência única do Edredon sob os Parreirais ao som dos pássaros, tanto no café da manhã, almoço ou jantar.

Outro exemplo é o Museu Imperial, que fica em Petrópolis (RJ), e promove o Sarau Imperial às sextas e sábados, às 18h30min. É um projeto onde o turista participa de uma dramatização interativa de época. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista, o público assiste e participa com canções, declamação de poesias e conversas sobre assuntos sociais, econômicos, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. Conta com as personagens históricas como a princesa Isabel e a condessa de Barral.

 


Notícias relacionadas