Notícias
02/07/2019
Confederação e Organização Pan-Americana de Saúde buscam qualificação da gestão do SUS
Para dar continuidade ao processo de fortalecimento da parceria, na última sexta-feira, 28 de junho, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS), se reuniram. A reunião ocorreu na sede da Opas, em Brasília.
A equipe da CNM foi recebida pelos assessores internacionais em Segurança Viária, Victor Pavarino, Regiane Rezende e Sandro Terabe, além do consultor Thiago Rocha. A equipe da Sala de Situação da Opas apresentou informações de saúde desenvolvidas a partir dos bancos de dados oficias do Ministério da Saúde e consolidadas por meio de “Observatórios específicos”, permitindo ampliar a discussão junto a CNM.
A equipe da CNM apresentou alguns trabalhos que vem desenvolvendo nesse sentido, disponibilizando aos gestores municipais ferramentas como: Panoramas Técnicos, Plataforma Êxitos, Mandala de ODS e o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS. Representando a CNM, participaram o supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães; os técnicos da Saúde, Adriana Araújo e Akeni Lobo; a técnica do Projeto UniverCidade/CNM, Jasmim Madueno, e o consultor da CNM Emerson Souto.
A Confederação destaca que tem buscado ampliar as parcerias e aprimorar o apoio técnico aos Municípios. Assim, trabalhar com a Opas - que possui a expertise internacional na área da saúde - só vem a contribuir com o aprimoramento da gestão municipal e a qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos.