Notícias
19/03/2015
CNM destaca projeto municipal que impulsionou o Turismo e consequentemente o desenvolvimento local
Moradores de Vera Cruz, na Bahia, começaram a ajudar na divulgação e na preservação do patrimônio natural e imaterial do Município. Os cidadãos foram capacitados por meio do projeto Ecosoltur, em que pesquisadores e professores levaram a pessoas comuns qualificação profissional. O Turismo, desde então, tem ajudado no desenvolvimento local.
Os habitantes da ilha da Matarandiba criaram uma rede local de economia solidária, a Vivertour. Eles também elaboraram roteiros turísticos em parceria com a Prefeitura de Vera Cruz, para complementar a geração de trabalho e renda.
A Ilha de Matarandiba possui grande área preservada de Mata Atlântica, onde vivem aproximadamente 900 habitantes. As paisagens são belíssimas, com quedas de água, fontes, lagoas e manguezais. Entre as manifestações culturais da ilha se destaca a encenação de um personagem chamado Zé do Vale, preso no canavial e libertado após pedido de clemência da mãe em nome do Espírito Santo.
Incentivo
Pelo projeto foram feitos ainda diagnósticos sobre o potencial de desenvolvimento de outras comunidades de Vera Cruz. Eles serão encaminhados ao poder público para auxiliar a elaboração de políticas de desenvolvimento local.
A iniciativa deu tão certo, que em abril, no dia 8, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), parceira do projeto, vai apresentá-lo em Brasília. Além da UFBA, ele contou com a ajuda do Ministério do Turismo e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Notícias relacionadas

