Notícias
20/11/2012
CNM debate turismo acessível nos Municípios Brasileiros
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) debateu sobre turismo acessível, novas ações e estímulos na busca de novas políticas para o segmento na Reunião de Câmara Temática de Segmentação no dia 12 de novembro. O assunto foi levantado levando em consideração a mobilidade urbana e rural, para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
Nesse contexto a CNM destaca que as Prefeituras tem um papel importante no estímulo e fiscalização em relação a edificações de uso público ou coletivo ou equipamentos de uso público, urbano como ônibus urbanos, vans, microônibus, trens, embarcações fluviais e aeronaves e outros espaços e equipamentos de uso público.
A CNM defende que diante da falta de políticas públicas específicas da União e Estados, isso não seja mais um ônus só para as Prefeituras. Mas defende que os gestores busquem ações para facilitar e disponibilizar os acessos adequados a este público que está crescendo a cada ano. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, existem no País 45.623.210 pessoas, ou seja, 23,9 % em relação a população total, com pelo menos uma deficiência em algum dos seus órgãos, além de um número crescente de idosos e que na maioria das situações tem alguma dificuldade de mobilidade.
A CNM destaca que como as demandas no setor aumentaram é importante para as entidades envolvidas com Turismo, incluídos os Municípios representados pela CNM, terem um espaço onde possam apresentar e discutir as suas dificuldades e colocar suas reivindicações junto aos órgãos competentes.
O Ministério do Turismo deve lançar um programa voltado para o tema, chamado de Programa Turismo Acessível no dia 22 de novembro durante o Festival de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul.
Notícias relacionadas

