Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM celebra Dia Nacional do Turismo e destaca ações para a melhoria da atividade nos Municípios

Notícias

08/05/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM celebra Dia Nacional do Turismo e destaca ações para a melhoria da atividade nos Municípios

08052019 CapitóliA Confederação Nacional de Municípios (CNM) celebra nesta quarta-feira, 8 de maio, o Dia Nacional do Turismo. A entidade destaca o potencial turístico das cidades brasileiras e reforça a importância do incentivo às ações que tenham o propósito de fortalecer as atividades turísticas como alternativa de incremento de receitas para a administração municipal.

A entidade lembra que o Turismo envolve mais de 50 atividades econômicas em todo o país. Por isso, tem trabalhado incessantemente nessa causa, com a publicação de materiais com orientação aos gestores de como definir o planejamento das atividades turísticas em seus respectivos Municípios.

A CNM também vai até o gestor por meio da realização de eventos ao longo do ano no intuito de esclarecer dúvidas e reiterar a relevância do Turismo. Um deles vai ser promovido entre os dias 11 e 13 julho na cidade de Capitólio em Minas Gerais. Na ocasião, a Confederação vai realizar o Seminário Nacional de Governança, Turismo e Cultura: desafio para o desenvolvimento Sustentável nos Municípios e na Feira de Negócios Turísticos - Edição Minas Gerais.

Esse encontro vai reunir renomados especialistas do Turismo para ampliar os debates sobre essa temática. “O Turismo representa um dos principais condutores de desenvolvimento sustentável de uma cidade. A governança para essa área é uma forma de alavancar receitas e diminuir as dificuldades enfrentadas pela gestão municipal. Dos mais de 5 mil Municípios filiados à CNM em todos os Estados, 2.960 são participantes do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo 328 regiões turísticas”, lembra o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Outras ações da CNM é o acompanhamento de reuniões junto ao Executivo e de proposições no Congresso Nacional para melhorar as atividades turísticas nos Municípios.

Avanço do Turismo
Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) mostra que a contribuição do segmento ao Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,1% em 2018, totalizando US$ 152,5 bilhões (8,1%), e que o ramo ocupou 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas. Recentemente, houve a publicação do decreto que institui a Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais Naturais e Culturais e de Portaria Interministerial que estabelece a gestão compartilhada entre a Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério da Economia, e o Ministério do Turismo para o aproveitamento turístico de terrenos e prédios de domínio da União.

A lista de avanços inclui ainda a oferta de crédito a gestores públicos e privados. O Prodetur + Turismo, que há pouco mais de um ano proporciona acesso a empréstimos com condições especiais para aprimorar atrativos do país, já soma a análise de 171 propostas de 22 estados, que totalizam cerca de R$ 5,7 bilhões em investimentos planejados. 

O Dia Nacional do Turismo foi instituído em maio de 2012 pela Presidência da República, que sancionou a Lei 12.625 daquele ano. A data é uma referência a 8 de maio de 1916, quando o Estado do Paraná solicitou que terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública para a criação de um parque. A demanda foi acatada em 28 de julho de 1916, com o Decreto Estadual 653. Hoje, a unidade recebe milhares de turistas e constitui um ícone do turismo.

Foto: prefeitura de Capitólio

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério do Turismo


Notícias relacionadas