Notícias
15/01/2009
CNM atua com municípios em 2009 para qualificar gestão na Saúde
CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já terminou o planejamento de 2009 para as ações da área de Saúde. A qualificação da gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) está entre os temas principais a serem abordados.
De acordo com a área técnica que trata deste assunto na CNM, para oferecer atenção integral e de qualidade à população brasileira neste quesito, é preciso planejar e estruturar a área de Saúde nos municípios com a finalidade de atender as diretrizes constitucionais do SUS.
Há anos a CNM está preocupada com a qualidade dos serviços de saúde prestados à população nos municípios. Desde setembro do ano passado, por exemplo, a entidade começou a reestruturar suas atividades neste setor, planejando atividades para melhorar a gestão municipal.
Entre as ações, destaque para a publicação de informações detalhadas de saúde por municípios – importantes para o planejamento e tomada de decisão dos prefeitos -, cursos sobre o uso das informações em Saúde, além de seminários e divulgação de estudos técnicos e pesquisas sobre o assunto.
O compromisso assumido pela CNM em melhorar a gestão municipalista no tema Saúde ganha mais um incentivo com os dados publicados pelo FINBRA/STN – Finanças do Brasil. Segundo dados do sistema, os municípios foram responsáveis em 2007 por 63% de todos os investimentos realizados na área de Saúde no país. Esta é mais uma prova de que estes entes federados respeitam a obrigação prevista na Constituição Brasileira de 1998 – artigos 196 a 200 – de dar atenção especial ao tema.
Com tantas responsabilidades atribuídas à gestão municipal neste segmento, os gestores públicos municipais podem contar com o apoio da CNM e do presidente Paulo Ziulkoski no processo de qualificação da gestão das ações do SUS e de outros serviços de Saúde.
O objetivo da preocupação é nítido: proporcionar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos nos municípios brasileiros.
Mais informações com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski: (51) 9982-1717