Notícias
30/10/2008
CNM apóia Femama na luta contra o câncer de mama
Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia as reinvindicações da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Nesta quarta-feira, 29 de outubro, a entidade promoveu na Câmara dos Deputados o Fórum de debates com o tema “Não aceite informações pela metade”.
Entre os temas discutidos, a presidente da Femama, Maira Caleffi, mostrou aos parlamentares presentes a importância da realização de mamografias para detectar e, em casos afirmativos, tratar a doença. A meta da Femama é aumentar o número destes exames em todos país e diminuir a mortalidade de mulheres com câncer – todos os anos, dez mil mulheres morrem no Brasil vítimas da doença.
“Muitas acreditam que o auto-exame das mamas é suficiente para livrá-las do câncer. A maioria não sabe que a mamografia é mais eficaz”, afirmou Maira. Ela acrescentou que quanto mais cedo os tumores forem descobertos, maiores são as chances de recuperação das pacientes.
Sobre a parceria com a CNM, Maira destacou a importância do trabalho da Confederação: “Tenho certeza de que o câncer também é um problema de saúde pública. Precisamos de um canal direto de discussões com prefeitos e secretários municipais. A CNM pode incentivá-los a lutar por esta causa”.
Maira também afirmou que, em virtude do apoio das associações micro-regionais, os contatos e a influência da CNM são importantes aliados da Femama no auxílio à cura e à prevenção do câncer de mama.
Outro ponto em destaque da reunião da Câmara dos Deputados foram as discussões sobre a Lei 11.664/2008, sancionada no início do ano pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Segundo a legislação, todas as mulheres, a partir dos 40 anos, ganharam o direito de realizar mamografias anuais gratuitas por meio do Sistema Único de Saúde.
Outubro Rosa
Além do Fórum, a Femama mobilizou o país com mais uma ação este mês: o ‘Outubro Rosa – Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama’. Monumentos históricos e edifícios privados em importantes cidades brasileiras foram iluminados de rosa para chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Em Brasília, por exemplo, o Memorial JK ganhou iluminação especial durante a 2.ª quinzena de outubro. Outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba também foram alvo da campanha Outubro Rosa e tiveram monumentos iluminados.