Notícias
26/11/2019
CNM apresenta ações para aumentar a doação de sangue ao celebrar Dia Nacional do Doador
Nesta segunda-feira, 25 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância da data e reitera a necessidade de os gestores locais realizarem campanhas regulares para incentivar a população a doar sangue e também os gestores na melhoria da estrutura das redes de estabelecimentos para coleta e armazenamento das doações.
Na intenção de aumentar o conhecimento sobre a gestão e conscientização sobre a doação de sangue, a CNM disponibiliza uma ferramenta estratégica chamada Municípios Doadores. Essa ferramenta propõe ações que promovam uma melhor gestão das atividades e envolvem o manejo da doação de sangue. A plataforma pode ser acessada pelo site ou mesmo por aplicativo.
O visitante encontra informações relevantes de como conscientizar de forma mais efetiva a população e organizar a rede de captação. Ainda esclarece mitos e verdades envolvidas com a doação e outras ações importantes. De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 1,6% da população brasileira doa sangue e 66% dessas doações são espontâneas.
Por isso, essas campanhas e informações são importantes para o conhecimento da gestão local, que pode com que esse hábito seja incorporado à cultura da população e, dessa forma, conseguir estoques de sangue regulares. Mais informações sobre adesão à ferramenta Municípios Doadores e outras dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe técnica da CNM pelo telefone (61) 2101-6054 ou pelo e-mail: saude@cnm.org.br