
Notícias
29/04/2013
CNM alerta sobre controle e tratamento do tabagismo

O gestor municipal que tiver interesse em aderir ao serviço em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) deverá preencher no formulário do PMAQ a adesão ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). Além de indicar as UBS que vão prestar o serviço de tratamento do tabagismo e apresentar a quantidade de pessoas que serão atendidas.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o controle do tabaco é uma importante medida de prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DNCT) que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a maior causa de morte. Porém, a CNM alerta que é necessário analisar as regras específicas do Programa.
O tabagismo é um problema de saúde pública e está vinculado aos principais fatores de risco para o desenvolvimento de infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o câncer. Assim como a alimentação não saudável, a inatividade física e o uso abusivo de álcool. Atualmente esse é o novo perfil epidemiológico da maior causa de morte a nível mundial, segundo o Ministério da Saúde.
Notícias relacionadas


