Notícias
24/11/2014
CNM aconselha que informações do Zoneamento de Risco Climático sejam repassadas aos agricultores
O Zoneamento Agrícola de Risco Climático para as culturas de amendoim, cevada, trigo, sorgo, mamona, girassol, feijão 2.ª safra, milho 2.ª safra e milho consorciado com braquiária foi divulgado no Diário Oficial da União, na edição desta segunda-feira, 24 de novembro.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos secretários municipais de Agricultura que é importante repassar esta informação aos agricultores interessados em contratar operações de crédito de custeio e seguro para a safra 2014/2015. As Portarias 171 a 252/2014, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contém orientações das regiões, épocas de plantio e cultivares indicadas para cada Município.
Para a CNM, essas informações são de grande importância para orientar o plantio das referidas culturas, com o objetivo de minimizar os riscos de perdas. Além disso, elas orientam sobre o acesso às políticas públicas de crédito e seguro agrícola. É notável que a produção consorciada de lavoura e pecuário tem crescido no Brasil. Os agricultores têm identificado, no plantio associado do milho com a pastagem para engorda do gado, uma diminuição no risco pela diversificação das fontes de renda e a diluição dos custos de produção.