Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM acompanha debates sobre melhorias para a cadeia produtiva, agricultura sustentável e irrigação

Notícias

22/06/2016

Compartilhe esta notícia:

CNM acompanha debates sobre melhorias para a cadeia produtiva, agricultura sustentável e irrigação

Ag. CNMDebates sobre cadeia produtiva e a necessidade de medidas para melhorar o setor, agricultura sustentável e irrigação ocorreram durante reunião das Câmaras do Ministério da Agricultura a da Cadeia Produtiva da Soja e a da Agricultura Sustentável e Irrigação, nesta terça-feira, 21 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou aas discussão, que também teve a presença de representantes do setor produtivo. 

Durante a agenda um panorama sobre a situação geral da produção da soja foi apresentado. A atual conjuntura de alta dos preços globais puxada pelo aumento da demanda na China e União Europeia e da queda na produção nos Estados Unidos, Brasil e Argentina. O Brasil e Argentina a principal causa foi a falta de chuva. Para a CNM, o informe é importante, principalmente para os Municípios os produtores, uma vez que os números podem ser usados para ter uma noção do cenário atual e do impacto dele em suas arrecadações. 

Já, no grupo da Agricultura Sustentável e Irrigação foi apresentada a participação no Espaço Clima durante a Conferência do Clima (COP) 21, ocorrida no final do ano passado, e as perspectivas para a participação na COP 22. O evento internacional deste ano está focado na apresentação da ações do setor na redução da emissão de gases de efeito estufa representada pelo Sistema de Plantio Direto e a suinocultura de baixo carbono. 

Estudo
O Ministério realizou estudo que definiu de 298 Municípios prioritários para o plano de expansão das áreas irrigadas com base na disponibilidade de água e infraestrutura logística. Segundo a área de Agricultura da CNM, o estudo mostra áreas em que há oferta de água, como a existência de rios, e por meio dessas informações os gestores podem planejar o desenvolvimento da atividade irrigada, além de obter a informação técnica das áreas potenciais para este tipo de atividade.

Conforme sinalizado na reunião, além do estudo curso on-line disponível pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode apoiar no estimulo ao desenvolvimento das irrigações, com bases tecnológicas e baixo desperdício. A primeira turma do IrrigaWeb curso EAD de uso e manejo da irrigação Embrapa está no estágio final. Mas, a segunda turma ainda conta mais de 1 mil vagas para técnicos de todo o Brasil. Acompanhe pelo https://ead.spm.embrapa.br/

Notícias relacionadas