Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / CNM acompanha debate sobre Plano Nacional de Turismo

Notícias

01/08/2011

Compartilhe esta notícia:

CNM acompanha debate sobre Plano Nacional de Turismo

CNM

Um representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou a apresentação do Plano Nacional de Turismo e as propostas de investimentos para o setor durante o 6.º Salão Nacional, em São Paulo. Em síntese, o governo espera a participação ativa dos Municípios na implantação da política e nos preparativos da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo em 2014, da Copa América em 2015 e das Olimpíadas em 2016. Eventos mundiais de auto-investimento.   

Apoiados no histórico de que os acontecimentos geram oportunidades, em especial emprego e renda, o governo tem se antecipado e tem sugerido aos Municípios que elaborem projetos de infraestrutura, de promoção do Turismo, de serviços, de cursos de capacitação e formação em recursos humanos, de desenvolvimento de rotas turísticas, nos programas de regionalização e de destinos indutores.

Para debater a proposta do Plano, está prevista a Conferência Nacional de Turismo ainda em 2012. Mas, antes deste grande encontro, os Municípios devem discutir a proposta em Conferências Municipais. E as deliberações sobre o aprimoramento do modelo de gestão descentralizada, compartilhada e participativa do Turismo no Brasil, especialmente sobre o aspecto municipalista que norteará as políticas no futuro do país, será levada ao evento nacional e ao Inventário da Oferta Turística.

Deliberações
A CNM tem discutido com o Ministério do Turismo estas Conferências locais preparatórias. A entidade reconhece que o Inventário permitirá conhecer as características e as dimensões turísticas dos Municípios brasileiros. E assim contribuir para que aja uma melhora efetiva na prestação dos serviços .

De acordo com a Confederação, o objetivo é ajudar a potencializar a cadeia produtiva do Turismo, e promover melhor aproveitamento das oportunidades, as quais estão entre as maiores e melhores atividades geradora de emprego e renda no mundo.

 


Notícias relacionadas