Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Cinco escolas técnicas serão implantadas no Pará

Notícias

06/07/2007

Compartilhe esta notícia:

Cinco escolas técnicas serão implantadas no Pará

 Agência CNM

O Ministério da Educação (MEC) pretende implantar cinco escolas técnicas no Pará até 2010. A medida faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem o objetivo de desenvolver as vocações econômicas das regiões atendidas, qualificação de mão-de-obra local e redução da migração de jovens para os grandes centros urbanos.

As escolas serão implantadas nos municípios de Santarém, Conceição do Araguaia, Abaetetuba, Bragança e Itaituba. A escola técnica de Santarém terá cursos de turismo, pesca e construção civil e a de Conceição do Araguaia também oferecerá ensino na área de agropecuária. Em Abaetetuba, haverá cursos de agricultura, pesca, metalurgia, mecânica, eletroeletrônica e turismo. A escola de Bragança terá piscicultura e a de Itaituba, agricultura, madeira e mineração.
 
Educação
No estado, 32 municípios apresentam níveis de analfabetismo superiores a 30%. Em 2005, cerca de 118.610 jovens e adultos não sabiam ler nem escrever. Com intuito de tentar mudar essa realidade, o MEC aumentou os recursos para o combate ao analfabetismo e alterou o programa Brasil Alfabetizado, priorizando a Região Nordeste e os jovens e adultos de 15 a 29 anos.

O ministério também destinará recursos para os estados e municípios e para organizações não-governamentais (ONGs) que se dediquem à causa. Com o PDE, 75% dos incentivos devem ser destinados a estados e municípios, o que representa repasse de R$ 252 milhões.

Com informações do MEC


Notícias relacionadas