Notícias
10/09/2015
Cientistas descobrem método para detectar célula de câncer metastático
Pesquisadores desenvolveram um método para a detecção precoce de células de câncer metastático em animais, uma descoberta que pode ajudar a retardar a progressão do câncer. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 8 de setembro, na revista científica britânica Nature Communications.
A metástase é um conjunto de células cancerosas que são derivadas a partir de um órgão afetado por um tumor primário e que migram pata outro membro. Os órgãos mais frequentemente acometidos por metástases são o fígado, os pulmões, o cérebro e os ossos. Esta extensão geralmente não é um bom sinal, já que normalmente é detectada num estágio avançado e muito difícil de atacar.
Os pesquisadores já trabalham em exames de sangue para prever o risco de um movimento desfavorável em certos tipos de câncer, devido à presença de células tumorais circulantes (CTC).
Mas como estas células são extremamente raras e difíceis de detectar, um grupo de pesquisadores norte-americanos criou um implante feito de biomaterial capaz de capturar células metastáticas em animais de laboratório às quais os pesquisadores haviam inoculado um câncer de mama metastático.
Agência CNM, com informações do G1