Notícias
03/09/2019
Cidades portuárias receberão investimentos em infraestrutura para atrair cruzeiros
A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) realizou, na última quarta-feira, 28 de agosto, o III Fórum Clia Brasil. O evento, em parceria com o Ministério do Turismo, ocorreu na sede da pasta, em Brasília, e contou com a participação de diversas autoridades e representantes do segmento turístico de cruzeiros. A atual temporada está registrando ocupação de 100% dos leitos ofertados pelo país e, para o consolidado do ano, há expectativa de geração de receitas na ordem de R$ 2 bilhões.
Com o objetivo de discutir os desafios e as soluções para o setor, os participantes debateram regulação; trabalho a bordo e direito internacional; investimentos e competitividade nos terminais de passageiros; navios; meio ambiente; entre outros temas. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz; a CEO da Clia Global, Kelly Craighead; e os deputados Herculano Passos (MDB-SP) e Newton Jr. (MDB-MG), presidentes da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e da Comissão de Turismo da Câmara Federal, respectivamente.
Durante o evento, o ministro anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda criar uma linha de crédito na ordem de R$ 5 bilhões com o objetivo de construir, pelo menos, 15 portos no litoral brasileiro. Os empreendimentos, segundo ele, possuirão shoppings e hotéis, entre outros espaços, para atrair novos cruzeiros e aumentar o número de turistas estrangeiros que desembarcam em solo brasileiro.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve representada pela turismóloga Marta Feitosa, responsável pela área técnica de Turismo da entidade. Para Marta, a possibilidade de investimento na construção dos portos pode representar o desenvolvimento de comunidades localizadas em Municípios litorâneos que, apesar da potencialidade turística, são afetadas pela falta de infraestrutura, o que dificulta a atração de turistas. Com o aporte de recursos, os entes locais beneficiados terão um forte impacto positivo não só no aumento de visitantes, mas em toda a cadeia produtiva do setor.
O Fórum também foi uma oportunidade para reforçar as parcerias institucionais da Confederação com organizações governamentais. Um exemplo é a cooperação com o Ministério do Meio Ambiente, representado por Maria Mônica Moraes e Gentil Venâncio Filho, e com a Embratur, nas pessoas de Katja Becker e Marcos Fonseca. O encontro entre os representantes tratou da realização do Seminário de Governança para o Turismo – Edição Alagoas, que debaterá o tema do Turismo em unidades de conservação.
Da Agência CNM de Notícias com informações do Ministério do Turismo
Fotos: MTur e CNM
Notícias relacionadas

