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25/06/2020
Chef de cozinha renomado no país explica trabalho que transformou a gastronomia em produto turístico
É impossível pensar em viajar sem desfrutar da gastronomia do local visitado. A importância da representação de comidas típicas como forma de identidade de uma região e de fortalecer a atividade econômica do Turismo local foi tema da Hora do Turismo. Receitas afetivas do chef de cozinha Rivandro França, que ganhou visibilidade no país e se tornou referência da rede de restaurantes de Pernambuco ao implementar novos conceitos por meio de medidas simples de valorização da cultura nordestina, temperaram a videoconferência promovida pela entidade na tarde desta quinta-feira, 25 de junho.
Mais uma vez os protocolos da webconferência foram quebrados com a apresentação do convidado que preparou, ao vivo, alguns pratos populares no nordeste como o cuscuz de cabeça amarrada, a farofa de bolão, carne de sol Maria Bonita, bolo de rolo, peixe e uma sobremesa defumada. De uma forma didática e divertida, França preparou os alimentos e, ao mesmo tempo, explicou que esse processo precisa ser diferenciado para atrair o turista. “Cada prato feito tem uma cultura envolvida, um legado e uma história. A gente vende e valoriza a cultura e isso também atrai os turistas”, disse.
A conquista de prêmios como o de chefe revelação do Brasil, de embaixador da gastronomia do país e do prêmio Estrela Guia deram visibilidade ao convidado na mídia nacional. Para o ele, a preparação dos alimentos é muito mais do que simplesmente cozinhar pois, na sua avaliação, aproxima cidadãos e conta a história de um povo. “A gastronomia tem o poder de unir e de transformar as pessoas em torno de uma mesa. E ela não está no melhor mercado. Está na sua casa e na geladeira, porque ela será transformada pelo seu olhar. O turista vem para comer a nossa cultura e cabe a nós oferecer isso da melhor forma possível”, considerou França ao anunciar um novo projeto também volta às raízes da culinária nordestina que, segundo ele, será referência na América Latina.
Presidente da Organização das Cidades Brasileira Patrimônio Mundial (OCBPM) e consultor da CNM, Mário Nascimento foi só elogios à forma como França conduz o seu trabalho e divulga a cultura nordestina aos turistas. “Não existe turismo sem a gastronomia. Essa gastronomia como patrimônio cultural traz toda a história de um povo. Mais do que o paladar, ela resgata esse arcabouço cultural que orienta as escolhas individuais. E, por entender a força desse conceito, a CNM aposta no desenvolvimento das potencialidades brasileiras na área da gastronomia como forma de alavancar qo Turismo no Brasil em uma nova ordem mundial da autosustentabilidade” explicou.
A analista técnica de Turismo da CNM, Marta Feitosa, foi mais uma a valorizar a culinária nordestina e o trabalho do participante em defesa do Turismo nesse momento de pandemia do novo coronavírus. “É importante esse aproveitamento da produção local e da transformação. É necessário o gestor perceber esse potencial da gastronomia brasileira e inserir no seu plano municipal de turismo. Nós estamos vivendo um novo momento e vamos torcer para que as nossas raízes sejam mais valorizadas por meio da nossa gastronomia. Essas receitas afetivas foram muito relevantes nesse momento de São João”, destacou.
A CNM ainda foi representada na live pela analista técnica de Turismo, Mônica Costa, que fez um convite aos gestores para enviarem vídeos promocionais que serão divulgados no site da Confederação e fazem parte da campanha Municípios juntos pelo Turismo. Mais informações sobre o projeto do chef Rivandro podem ser conferidas no perfil @cheferivandro do Instagram e pelo WhatsApp (81) 81 99669-3924. Assista à íntegra da live:
Por: Allan Oliveira
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