Notícias
10/07/2017
Cerca de 37% dos brasileiros sentem dores crônicas atingem, aponta pesquisa
Cerca de 37% dos brasileiros são acometidos por dores crônicas. É o que aponta uma pesquisa da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Os dados foram debatidos no 4º Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), que terminou neste domingo, 9 de julho, em Campinas (SP).
A pesquisa mostra que a faixa etária média de ocorrência da dor é 41 anos. Em relação ao sexo, as mulheres são maioria entre os relatos de dores crônicas na maior parte das regiões. Apenas na Região Nordeste este quadro se inverte: os homens representam 52% e as mulheres 42%. A intensidade da dor relatada foi maior de 6 (em uma escala 1 a 10) em todas as regiões do país. Esse nível é considerado moderado e suficiente para interferir nas atividades diárias.
Foram entrevistadas 919 pessoas de todas as regiões do país, respeitando a densidade demográfica e a heterogeneidade da população apontadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da SBED, estiveram envolvidos no trabalho as instituições Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, Aliviar Medicina da Dor e Centro de Ensino e Treinamento Integrado de Medicina do ABC Paulista.
Prevenção
O uso de celulares e tablets pode ser um fator que contribua para o aumento de dores crônicas. Além disso, práticas saudáveis, como boa alimentação e atividade física regular são medidas de prevenção para esse tipo de dor.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil