Home / Comunicação / Centros Colaboradores irão qualificar profissionais de saúde para agir em resposta à microcefalia
Notícias
12/01/2016
Centros Colaboradores irão qualificar profissionais de saúde para agir em resposta à microcefalia
Centros Colaboradores poderão qualificar profissionais de saúde em ações do plano de resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika. A decisão foi formalizada em portaria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12 de janeiro.O documento define como Centros Colaboradores aqueles que atuam com prestação de serviços de saúde públicos ou privados, bem como instituições de ensino, desde que possuam prévia adesão ao cadastro exigido pelo Ministério da Saúde. O cadastramento deve ser realizado eletronicamente pelo site da pasta, que institui os protocolos pelos quais deverão ser geridos os referidos centros, o que se estende aos processos de qualificação.
Entre as finalidades estabelecidas para os centros, definiu-se que eles serão encarregados de: apoiar o Ministério da Saúde no desenvolvimento de protocolos, tecnologias de informação e comunicação; participar do desenvolvimento de pesquisas; capacitar os profissionais das maternidades para identificação de casos suspeitos, diagnóstico, notificação e conduta inicial em casos de microcefalia; e capacitar profissionais de nível superior no cuidado a crianças com microcefalia.
Já à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, cabe a disponibilização dos protocolos de resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika, além de elaborar e disponibilizar material instrucional e módulos educacionais para apoio à realização das capacitações.