Notícias
05/11/2015
Censo agrícola mundial deve ser feito em 2016; ONU publica recomendações
Um censo agrícola mundial está marcado para ser realizado em 2016. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) publicou nesta terça-feira, 4 de novembro, uma série de orientações para os governos conseguiam fazer a coleta de dados em larga escala.
Há dez anos a FAO não publicava algo semelhante. O objetivo é ajudar os países a reunir a maior quantidade de informações e estatísticas nacionais sobre o setor agrícola.
A FAO defende que as informações são fundamentais para os governos implementarem políticas para impulsionar o desenvolvimento agrícola e rural. E o censo pode ajudar na construção de programas para garantir o acesso à terra; melhorar a segurança alimentar; e reduzir os impactos ambientais das atividades agrícolas.
Recomendações
O setor privado também pode se beneficiar do censo para tomar decisões que guiem os investimentos em atividades do agronegócio, destaca a entidade.
As recentes orientações fazem parte do Programa Mundial para o Censo da Agricultura para o período 2016 e 2025. A recomendação é que os governos usem aplicativos móveis e outras ferramentas de disseminação a fim de garantir o acesso mais amplo aos resultados do censo.
Agência CNM, com informações da EBC