Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Censo 2005 aponta redução de matrículas nos municípios

Notícias

16/11/2005

Compartilhe esta notícia:

Censo 2005 aponta redução de matrículas nos municípios

Agência CNM

A contínua queda da taxa de natalidade e a diminuição dos índices de repetência, especialmente de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Este é o principal motivo para a queda de 380 mil matrículas em relação a 2004 em todos os níveis e modalidades do ensino básico - infantil, fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA) e profissional de nível técnico. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas caiu de 56.851.090 para 56.469.518.

O censo também mostrou queda expressiva das matrículas do ensino fundamental em sete estados. Bahia, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Goiás respondem por 75% da redução. A Bahia tem o maior índice: 19,8%.

Estas são as primeiras informações sobre o Censo 2005, que terá seu resultado consolidado até 5 de dezembro. Mas a publicação será feita em 31 de dezembro junto com os coeficientes de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

A versão preliminar foi publicada em 5 de outubro, algumas prefeituras contestaram os dados divulgados. Neste mês, o Inep faz alterações requeridas pelas administrações municipais.


Notícias relacionadas