Notícias
09/04/2020
CBN e SBT destacam pesquisa da Confederação sobre situação dos Municípios por causa do coronavírus
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi destaque em jornais de veiculação nacional. Repassados com exclusividade à CBN, os dados levantados pela entidade foram destacados no Jornal CBN II Edição. A reportagem reforça que os números mostram que a Covid-19 está avançando rapidamente pelo Brasil e que, embora os gestores estejam empenhados em se organizar, a maioria admite que não tem estrutura hospitalar para dar conta de uma situação mais grave.
A reportagem ressalta ainda que 73% decretaram estado de emergência ou calamidade e quase todos suspenderam aula. O jornal reforça que, ao serem perguntados se o Sistema Único de Saúde (SUS) existente no Município é suficiente, 90% dos Municípios disseram não ter estrutura hoje para enfrentar a epidemia local. Por outro lado, enaltece que a maioria está trabalhando em planos de contingência, mas que 57% responderam que não têm previsão orçamentária para lidar com a situação.
“Há uma angústia muito grande por parte dos gestores locais, neste momento, porque primeiro ele não tem estrutura, segundo não tem a segurança de que a sua referência terá estrutura para atender toda a região”. A fala foi do presidente da CNM, Glademir Aroldi, em entrevista ao jornal SBT Brasil.
O jornal de veiculação nacional reforça que a pesquisa mostra que 99% dos Municípios que responderam à pesquisa suspenderam as aulas e que 73% fecharam o comércio para evitar a transmissão do vírus.
Confira a participação do presidente Glademir Aroldi no jornal SBT Brasil.
Leia Mais:
Cerca de 2 mil Municípios decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por causa da Covid-19, revela CNM
Da Agência CNM de Notícias com informações da CBN e do SBT
Notícias relacionadas


