Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Caxias (MA) está entre as cidades inscritas no Prêmio ODS Brasil; CNM incentiva participação

Notícias

21/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Caxias (MA) está entre as cidades inscritas no Prêmio ODS Brasil; CNM incentiva participação

22062018 tpcampanhaODSpremioA Confederação Nacional de Municípios (CNM) lançou nesta semana uma campanha para que os Municípios participem do Prêmio ODS Brasil. A cidade de Caxias, no Maranhão, está entre as cidades inscritas e vai concorrer com o Programa Mulheres em Movimento (PMM). A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres do Município, Taniere Cantalice, destacou a importância da participação dos Entes na premiação.

Segundo a secretária, o Município tomou conhecimento do prêmio por meio das ações da CNM junto ao Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). “Estou sempre na CNM buscando o que a entidade tem feito pelos Municípios e me interessei pela premiação. A Confederação sempre procura nos ajudar”, relatou.  Ela ressaltou a importância da visibilidade dessa ação, caso a sua cidade seja contemplada com a iniciativa. “A conquista desse prêmio representaria muito para o Caxias porque outras cidades podem também ver isso como exemplo e desenvolver mais ações”, complementou. 

O PMM foi implementado no Município em 2014 e atende mais de 2 mil mulheres por dia. São 24 pólos espalhados pela cidade e na zona rural onde oferece orientações em atividades físicas, música e dança, bem como atendimento jurídico, psicológico e com assistentes sociais. “É um projeto que empodera cada vez mais as mulheres. Elas ocupam o seu tempo e o projeto contribuiu para aumentar a auto-estima além de melhorar saúde física e mental”, explicou a secretária. A iniciativa do Município faz parte do ODS 5, que visa alcançar igualdade de gênero e o empoderamento feminino.  

Inscrições

As inscrições ficam abertas até o dia 29 de junho. Cada entidade pode inscrever, separadamente, até três práticas da sua categoria, lembrando que as práticas devem ter pelo menos um ano de existência, da data da inscrição, e possuir resultados mensurados. Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

A CNM incentiva a participação no Prêmio e a disseminação de sua realização com a sociedade civil e com entidades parceiras. A Confederação lembra ainda que as informações das experiências participantes contribuirão para a formação de um banco de boas práticas para a disseminaçãoaça mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Conheça os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram implementados pelos 193 países membros das Nações Unidas, a partir de setembro de 2015. Os ODS integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás. 

São 17 ODS com 169 metas que devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local. Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios. Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse o site: www.ods.cnm.org.br

Confira o Regulamento da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil

 


Notícias relacionadas