
Home / Comunicação / Casos de dengue aumentam nos primeiros meses de 2015 principalmente no Sudeste
Notícias
05/03/2015
Casos de dengue aumentam nos primeiros meses de 2015 principalmente no Sudeste

O aumento de incidência da enfermidade por região mostra um aumento em 2015 em todas as regiões do país, com o Centro-Oeste e o Sudeste apresentando as maiores incidências. O Estado com maior número de casos a cada 100 mil habitantes é o Acre, seguido por Goiás e São Paulo.
Em relação aos Municípios, os que possuem maior incidência a cada 100 mil habitantes estão localizados no Estado de São Paulo (Trabiju, Catanduva e Sorocaba), e em Goiás (Goiânia).
Casos graves
Em 2015, foram confirmados 39 casos de dengue grave e 275 casos de dengue com sinais de alarme. A região com maior número de registros de casos graves e com sinais de alarme é a região Sudeste com maior incidência no Estado de São Paulo. Houve também a confirmação de 24 óbitos, o que representa uma redução no país de 52% em comparação com o mesmo período de 2014. Mas ainda existem 51 casos graves e com sinais de alarme e 45 óbitos em investigação, que poderão ser confirmados ou descartados nas próximas semanas.
O quadro clínico da doença é amplo, que se apresenta desde uma febre inespecífica até quadros graves como hemorragia e choque. Os casos graves podem levar a pessoa infectada à morte, por isso a dengue é uma doença de notificação obrigatória e sua forma grave deve ser de informada imediatamente.
Recomendações
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem alertar os gestores municipais quantos aos riscos de transmissão da dengue e recomendar o empenho nas campanhas de prevenção e controle. As ações de controle devem ser desenvolvidas de forma intra e interinstitucional, promovendo o envolvimento dos diversos setores e segmentos afins, como: saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, desenvolvimento urbano, defesa civil, comunicação, administração, finanças controle social e sociedade civil organizada.
Notícias relacionadas


