
Notícias
29/07/2013
Caruaru (PE) aposta na participação popular para melhorar administração
O Município de Caruaru (PE) resolveu fazer uma gestão voltada para a participação popular. Por isso a prefeitura criou este ano a Secretaria de Participação Social que tem entre os seus objetivos aumentar o diálogo entre a sociedade e a gestão. Um dos eixos da secretaria é a Diretoria de Participação Digital que desenvolve diversos programas de interação entre o governo e o cidadão virtual.
O primeiro programa criado foi o “Prefeito Responde”, na ocasião os internautas a partir do site da prefeitura fazem perguntas ao prefeito. Após esta etapa de proposições, tem início o período de votação. A proposição mais votada é respondida com um vídeo publicado nas redes sociais.
O primeiro programa contou com 180 proposições e mais de 1.000 votantes. O segundo programa já está em funcionamento, e é chamado de “Agenda colaborativa”. Com este programa o internauta pode sugerir o local e a pauta que será debatida pelo prefeito, ou seja, o cidadão virtual interfere diretamente na agenda do chefe do executivo. A proposta mais votada será contemplada com a visita do prefeito.
Além dos dois programas, a prefeitura se prepara para fazer uma consulta pública, onde a população vai poder opinar sobre questões inerentes a administração do Município. Além disso, quem quiser participar também pode entrar em contato com o Gabinete Digital a partir das redes sociais.
Notícias relacionadas


