Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Capitais têm ocupação de leitos de UTI Covid-19 superior a 90%, indica Fiocruz

Notícias

18/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Capitais têm ocupação de leitos de UTI Covid-19 superior a 90%, indica Fiocruz

18032021 colapso do sistemaBoletim extraordinário do Observatório Covid19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que 19 capitais brasileiras têm taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19 superior a 90%. Publicado no último dia 16 de março de 2021, o documento aponta ainda aumento alarmante nos casos de óbitos.

Para a Fiocruz, este pode ser o pior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. Dos 27 governos estaduais, 25 estão com ocupação dos leitos de UTI igual ou superior a 80%. Entre 7 e 13 de março, diariamente, foram notificados mais de 70 mil novos casos e quase 2 mil mortes. São as piores médias já registradas desde a confirmação do primeiro caso no país, em fevereiro de 2020.

O boletim aponta uma aceleração na transmissão da Covid-19 desde 21 de fevereiro, com crescimento diário de 1,5% e 2,6% no número de casos e no número de óbitos, respectivamente. As internações eletivas estão paralisadas, em sua grande parte, o que compromete as condições de saúde e agravam os danos permanentes ou levam muitos a óbito.

Equipes
No entanto, o colapso não se restringe aos infectados e a situação sobrecarrega as equipes de saúde, que precisam lidar com a falta de leitos, com a carga excessiva de trabalho, com maior exposição à Covid-19 e com o adoecimento de profissionais de saúde. Diante desse cenário, a Fiocruz recomenda medidas sanitárias rigorosas de prevenção e controle.

Na mesma direção, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) sugere a adoção medidas de supressão e bloqueio, de acordo com a necessidade local, e reforça a necessidade de manter a obrigatoriedade do uso de máscaras. Em matéria sobre as mudanças na habilitação e no repasse para leitos UTI Covid-19, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) se manifestou sobre a situação.

Alerta
A publicação feita mês passado alertou para o impacto da interrupção e diminuição dos valores destinados aos leitos de UTI nos Municípios e solicitou medidas que melhorassem a renovação de leitos de UTI Covid-19. No último dia 12, nova matéria da Confederação destacou o restabelecimento de parte dos recursos de financiamento tripartite de parte das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Covid-19 habilitadas em 2020.

Vale destacar ainda, que diversas portarias do Ministério da Saúde (MS) foram publicadas nesta quinta-feira, 18 de março, autorizando leitos de UTI para atendimento exclusivo dos pacientes com Covid-19 em diversos Estados.

Leia também:

Ministério da Saúde anuncia retomada do financiamento de mais de 7 mil leitos para UTI Covid-19
CIT promove mudanças na habilitação e no repasse do pagamento dos leitos UTI Covid-19


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas