Notícias
22/06/2018
Campo Grande (MS) cria comissão municipal dos ODS e confirma participação em prêmio
Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um desafio de todos e conta com o apoio dos Municípios brasileiros e da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A participação do municipalismo no Prêmio ODS Brasil é mais uma motivação para os Entes na busca dessa finalidade. A cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, está inscrita na premiação e concorre com políticas públicas que visam o crescimento econômico, desenvolvimento de forma sustentável e a redução da desigualdade social.
A prefeitura apresentou em um seminário algumas ações executadas que estão de acordo com as metas dos ODS como, por exemplo, a formatação de uma solução definitiva no ano de 2017 do reassentamento dos ex-moradores de uma favela e o projeto da troca de torneiras das escolas, que prevê a economia de 30% do consumo da água e, com isso, atende a um dos objetivos, que é o uso racional da água no planeta.
O prefeito da cidade, Marcos Marcello Trad, destacou a importância das iniciativas para as administrações públicas. “Incluir as metas e os objetivos dos ODS no Plano Plurianual é algo fundamental para o sucesso daqueles que estão comprometidos com a prática do desenvolvimento sustentável. Esse é o eixo que a nossa administração está implementando, na busca cada vez mais de melhorar a qualidade de vida das pessoas, pensando também nas gerações futuras”, explicou o gestor.
Comissão
Em dezembro de 2017, a prefeitura de Campo Grande implementou na cidade os membros da Comissão Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A presidente do colegiado, Tatiana Trad, ressaltou que o Município faz parte de um cenário internacional, com uma visão de futuro sustentável e preocupação com a sua população.
“Muitas das metas previstas dentro da Agenda 2030, as quais são propostas pelos ODS, já acontecem, na prática, dentro da nossa cidade. Campo Grande, ao aderir a essa iniciativa, criou uma comissão que está dando continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos e que identificamos estarem em consonância com muitas dessas 169 metas. Nossa Capital assumiu esse compromisso e está focada nesses objetivos”, reforçou.
ODS
Os ODS têm como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. O lema é não deixar ninguém para trás. São 17 ODS com 169 metas que devem ser alcançadas por meio de uma ação conjunta que agrega diferentes níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade como um todo nos âmbitos internacional e nacional e também local.
Ao todo, são 17 ODS. Cada um representa um desafio a ser alcançado para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, justo e inclusivo. Apesar de ser uma agenda global, tratam de temas que são cruciais para os Municípios. Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, acesse o site: www.ods.cnm.org.br
A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o governo brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até o ano de 2030.
Inscrições
As inscrições ficam abertas até o dia 29 de junho. Cada entidade pode inscrever, separadamente, até três práticas da sua categoria, lembrando que as práticas devem ter pelo menos um ano de existência, da data da inscrição, e possuir resultados mensurados. Serão reconhecidos projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
A CNM, por meio de uma campanha lançada nesta semana, incentiva a participação no Prêmio e a disseminação de sua realização com a sociedade civil e com entidades parceiras. A Confederação lembra ainda que as informações das experiências participantes contribuirão para a formação de um banco de boas práticas para a disseminaçãoaça mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Com informações da prefeitura de Campo Grande