Notícias
23/03/2021
Campanha quer aumentar doação de sangue, que teve redução de 20%
Com a redução de até 20% nas doações de sangue, o Ministério da Saúde (MS) lançou campanha para aumentar os estoques dos hemocentros e evitar desabastecimento. O dia D da campanha Meu Sangue Brasileiro, marcado para esta terça-feria, 23 de março, incentiva os brasileiros a doarem sangue antes de serem vacinados contra a Covid-19.
A estratégia propõe melhorar a informação sobre a segurança da doação de sangue durante a pandemia e o apelo se deve ao impedimento temporário para quem receberá alguns tipos de vacinas. A reposição frequente dos estoques é fundamental garantir o tratamento de anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Segundo dados do ministério, a taxa de doação de sangue voluntária no Brasil é de 1,6%, e está dentro do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por conta da pandemia da Covid-19, da redução da circulação de pessoas e do adoecimento de uma parcela da população, a campanha conta com o engajamento de gestores públicos, de agentes políticos e representantes da sociedade civil para desenvolver a conscientização da população.
Agendamento
A campanha é uma oportunidade de contribuir com a regularização dos estoques de sangue de todo o país. Todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações de pessoas por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta.
De forma pioneira, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) desenvolveu o projeto Rede de Municípios Doadores para conscientizar a população para a importância das doações e evitar o desabastecimento dos estoques. A iniciativa municipalista propõe integrar hemocentros, prefeituras e doadores, por meio plataforma digital. O projeto está em fase de atualização, por conta da pandemia, e será disponibilizado novamente, em breve. www.doadores.cnm.org.br
Contudo, diante do cenário atual, a CNM incentiva as ações que buscam garantir as doações e a manutenção dos estoques de sangue em todo o país.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do MS e ABr