Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Campanha Passaporte Verde incentiva turismo responsável

Notícias

02/05/2016

Compartilhe esta notícia:

Campanha Passaporte Verde incentiva turismo responsável

02052016_passaporteverde_MMAIncentivo para o cidadão fazer escolhas no seu dia-a-dia que favorecem a agenda de produção e consumo sustentáveis este é o tema central da Campanha Passaporte Verde. Coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é uma iniciativa que busca promover práticas de produção e consumo sustentáveis na atividade turística, tanto na prestação de serviços quanto na conscientização dos turistas para que adotem comportamentos responsáveis em suas viagens.
 
Apesar de já ter sido lançada em 2008, a campanha foi atualizada em 2015 com o foco nos Jogos Rio 2016. Dicas e roteiros são oferecidas aos turistas que desembarcarão no Rio de Janeiro para acompanhar os eventos. Ela também dá um novo salto, trabalhando com temas como acessibilidade e proteção da criança e do adolescente, além da ecoeficiência, que já vinha sendo trabalhado em edições anteriores.
 
Dicas para um turista responsável
O turista deve tentar evitar o uso desnecessário de água e de produtos químicos, utilizando por mais de um dia suas toalhas de banho e rosto. Outra dica é ligar o ar condicionado, sempre com portas e janelas fechadas, e ventiladores apenas quando necessário.
Sobre o lixo é importante lembrar de recolher todos os resíduos produzidos e separar materiais recicláveis de restos orgânicos além de utilizar sacolas reutilizáveis de pano ou papel.
 
Na praia e nos rios, utilizar protetor solar resistente à água para não poluir e prejudicar a fauna. Outra dica importante é não retirar plantas, nem levar “lembranças” do ambiente natural para casa. Deixar pedras, flores, frutos, sementes e conchas onde foram encontradas para que outros também possam apreciá-los. E jamais comprar animais selvagens.
 
Da Agência CNM, com informação do MMA

Notícias relacionadas