Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Campanha do Dia Mundial da Saúde prioriza Urbanização e a Saúde

Notícias

07/04/2010

Compartilhe esta notícia:

Campanha do Dia Mundial da Saúde prioriza Urbanização e a Saúde

CNM

 

O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta quarta-feira, 7 de abril. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a campanha 1000 Cidades. 1000 Vidas – baseada no tema Urbanismo e Saúde – com intuito de mobilizar ao menos mil cidades ao redor do mundo para que se tornem mais saudáveis.

 

Eventos como discussões relacionadas à Saúde em parques públicos, eventos esportivos e campanha de incentivo para deixar os carros na garagem são algumas atividades previstas. No Brasil, 72 municípios brasileiros aderiram à Campanha, além de 127 países e 844 cidades, entre os continentes americanos, europeu, africano e asiático. 

 

Em Vitória (ES), por exemplo, o Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações de combate à dengue. Já em Olinda (PE) ocorrerão oficinas de ginástica e palestras sobre saúde. Além destes, Municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande de Sul e Paraíba também participam da mobilização.

 

Consciência
A data comemorada desde 1950 foi consagrada pelo OMS como forma de celebrar a criação da Organização em 1948 e, a cada ano, na ocasião, a Organização chama a atenção para a consciência de alguns temas chave relacionados à Saúde mundial.

 

De acordo com a OMS, a estimativa é de que nos próximos 30 anos praticamente todo o crescimento populacional do planeta ocorra em áreas urbanas. O que justifica a escolha do tema que tem desafios relacionados ao acesso à água tratada, ao tabagismo, ao uso abusivo de álcool, ao sedentarismo e aos riscos associados a surtos de doenças.

Envolvimento
No entanto, a Organização reconhece que os fatores sociais determinantes no cenário da urbanização não se restringem apenas ao ramo da Saúde, mas também envolvem infraestrutura, governança local, distribuição de renda e oportunidades em Educação.

 

 

 


Notícias relacionadas