Notícias
24/08/2007
Campanha de vacinação contra a pólio tem segunda etapa amanhã
Agência CNM
Este sábado, 25 de agosto, é dia da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Ministério da Saúde (MS), municípios e estados têm a meta de vacinar, no mínimo, 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos - 95% do total da população dessa faixa etária. Na primeira etapa, realizada em 16 de junho, foram aplicadas cerca de 16 milhões de doses da vacina, alcançando uma cobertura de quase 93%.
Com o slogan "Segunda dose: tem que tomar", trabalharão na campanha 344,4 mil pessoas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 92,1 mil postos de vacinação. No transporte, serão utilizados 41,4 mil veículos, 654 embarcações e 10 aeronaves.
Foram distribuídas aproximadamente 27 milhões de doses da vacina. O investimento na aquisição dos lotes foi de R$ 14 milhões. Também foram repassados R$ 6,3 milhões aos estados para operacionalizar a campanha.
Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e infecções por hemófilo), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), rotavírus e hepatite B.
Estratégia
A aplicação da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, com a realização do primeiro dia nacional de vacinação contra a doença. A estratégia promoveu a erradicação da doença no território nacional - o último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba.
O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, onde causou quase dois mil casos em 2006. Em 2007, foram registrados 283 casos até julho.
Com informações do MS