Notícias
25/04/2011
Campanha de Vacinação contra a Gripe tem início nesta segunda-feira
CNM
A partir desta segunda-feira, 25 de abril, entra em ação a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta este ano é a de que 23,8 milhões de pessoas sejam imunizadas. Além de idosos e indígenas, crianças entre seis meses e dois anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A campanha deve durar até dia 13 de maio.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para Estados e Municípios, sendo a maior parte para a Região Sudeste, que ficou com 14,3 milhões de doses da vacina. Ainda de acordo com o ministério, a vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo e protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o influenza A, também conhecido por H1N1, que fez muitas vítimas no ano passado.
Sábado, 30 de abril, será o dia nacional de mobilização da campanha. Neste dia, os 65 mil postos de Saúde do País ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. “Em virtude de sua maioria estar na esfera municipal, é necessário o empenho dos nossos gestores para atingirmos essa meta, tão importante para a Saúde da população”, diz o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Vacina para as crianças
Em crianças, a vacina será aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada uma dose da vacina, e, no mês seguinte, a outra dose de reforço na criança.
Vacina para índios
O Ministério lançou no dia 23 de abril, o Programa Nacional de Vacinação Indígena (PNVI). Para a campanha, agentes se deslocarão a 25 Distritos Sanitários em nove estados do Norte e Centro-Oeste do País, nos quais estão localizadas 1.286 aldeias. A meta é que 91 mil índios sejam imunizados até dia 22 de maio.
Agência CNM, com informações da Agência Brasil