Notícias
25/11/2010
Campanha: 25 de novembro é o Dia do Doador de Sangue
CNM
Nesta quinta-feira, 25 de novembro, é comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue. Há 46 anos a doação voluntária é homenageada nesta data. O doador teve ter entre 18 e 65 anos, apresentar boa saúde, e ter acima de 50 quilos. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia a iniciativa.
Ao contrário do que dizem por aí, doar sangue não engorda e não traz risco à saúde. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue. Em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. Mas deve-se respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens, e 90 para mulheres. Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre.
O material recolhido nos hemocentros é distribuído para os hospitais da cidade atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. Informações da Fundação Pró-sangue, mostram que o Brasil necessita de 5.500 bolsas de sangue por dia. E para que essa meta não deixe de ser atingida, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais intensifiquem a campanha de doação de sangue em suas localidades. “É preciso manter a população informada quanto à importância dessa causa, e orienta-la da necessidade da colaboração de todos”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Veja a seguir algumas recomendações para o dia da doação:
• Nunca vá doar sangue em jejum; • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
• Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
• Interromper as atividades por 12 horas das pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.