
Notícias
02/01/2006
Câmara analisa projeto para criação de universidade no sertão pernambucano
A Comissão de Educação e Cultura aprovou o Projeto de Lei 157/03, que autoriza a criação da Universidade Federal do Sertão. O projeto sugere como sede da instituição o município Arcoverde, em Pernambuco, com campi avançados nos municípios de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Salgueiro, Ouricuri e Arapirina.
Pela proposta, a Universidade do Sertão fará estudos e pesquisas voltados para as potencialidades da região, por meio de cursos como Agronomia, Veterinária, Biologia, Medicina, História, Geografia, Engenharia Hidráulica, Antropologia Cultural e Sociologia Rural.
O deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), autor do projeto, defende a interiorização da educação como estratégia do ensino universitário público no Brasil e critica a concentração de investimentos e professores nas capitais dos estados.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, ou seja, não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. Como já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, segue, agora, para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Agência Câmara
Notícias relacionadas


