Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Secretários municipais prometem erradicar analfabetismo em um ano

Notícias

08/05/2003

Compartilhe esta notícia:

Secretários municipais prometem erradicar analfabetismo em um ano

Manuel Carlos Montenegro

Agência CNM

 

Os secretários municipais de Educação de sete cidades prometeram hoje (8) ao ministro da Educação, Cristovam Buarque, acabar com o analfabetismo em seus municípios até o fim do ano. Os secretários estão em Brasília para o 9o. Fórum da União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e foram ao ministério da Educação (MEC) entregar hoje (8) um documento que oficializa o compromisso.

 

Os responsáveis pelo setor educacional nos municípios de Camaragibe (PE),

Canindé, Quixadá e Guaraciaba do Norte (CE), Londrina (PR), Santa Bárbara do Sul (RS) e São José do Rio Preto (SP) representam três regiões brasileiras. De acordo com a carta, os municípios vão afixar placas na entrada das cidades informando quando não houver mais iletrados em suas cidades.

 

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria de Erradicação do Analfabetismo do MEC, apenas a prefeitura de Natal assinou convênio com o Governo Federal para capacitar alfabetizadores. Dois estados já firmaram convênios dessa natureza com o Governo Federal: Mato Grosso do Sul e Paraíba. Hoje, o governador do Piauí, Wellington Dias, prometeu alfabetizar 500 mil piauienses nos próximos quatro anos graças ao programa Analfabetismo Zero. O convênio deve ser assinado até o dia 20.

 

Amanhã, é a vez do Acre aderir ao programa de incentivo apoio federal. O governador Jorge Viana vai aproveitar a viagem do presidente Lula à cidade de Xapuri para firmar um convênio por meio da secretaria estadual de Educação. A meta, segundo a assessoria de imprensa do MEC, a meta é alfabetizar 20 mil pessoas e formar mil alfabetizadores no estado. Pelo convênio, cada alfabetizador deve receber R$15 por cada alfabetizando.

 

No Acre, existem cerca de 83 mil analfabetos numa população de 557 mil acreanos, o que equivale a 15% da população total. Entre as pessoas com mais de 15 anos, o índice de analfabetismo é de 24,5%.  


Notícias relacionadas