Notícias
25/08/2009
Brasil ultrapassa Argentina com 504 mortes causadas pela Gripe A
CNM
As vítimas fatais pela Gripe A no Brasil chegam a 504 e levam o país a ultrapassar a Argentina, que confirma 439 óbitos. Ao todo, são 5.767 casos da doença em 14 Estados brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus H1N1 é responsável por 77% de mortes por gripe no território nacional. As informações são das secretarias estaduais de saúde divulgadas nesta segunda-feira, 24 de agosto.
Os últimos casos que resultaram em falecimento dos pacientes foram nos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Porém, São Paulo continua em primeiro lugar na quantidade de óbitos em decorrência da Nova Gripe, com 179 casos; seguido do Paraná, 154; Rio Grande do Sul, 94; Rio de Janeiro, 49; Santa Catarina, 11; Minas Gerais, 8; Paraíba, 2 e Bahia, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Amazonas e Distrito Federal, com uma morte cada.
Em Santa Catarina, 20 Municipios estão em situação de emergência, entre eles a capital Florianópolis. No Estado gaúcho, o primeiro a apresentar vítima fatal no dia 8 de julho, as cirurgias eletivas voltaram a acontecer, pois se identificou uma diminuição nos casos de internação por causa da Nova Gripe.
A prefeitura da capital paulista recomendou o afastamento das grávidas para outros setores com o objetivo de evitar novas contaminações – uma vez que elas estão mais sensíveis ao vírus. No DF, policiais militares e civis e bombeiros foram convocados para auxiliar nos atendimentos a pacientes suspeitos de terem contraído a Gripe A.
Recuo
O Ministério da Saúde acredita em um “início de recuo da doença”, de acordo com informação divulgada na semana passada. Mas, para a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou a todos os países sobre uma nova onda de infecção do Influenza H1N1. Até o fechamento desta reportagem, 1.799 mortes foram registradas em todo mundo.
Com informações do Correio da Bahia, Folha de S. Paulo e Portal da Band