Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Brasil participa de programa internacional para eliminar a Dengue

Notícias

26/09/2012

Compartilhe esta notícia:

Brasil participa de programa internacional para eliminar a Dengue

16012012_pref_Corumba_MS_dengue

Uma nova estratégia para combater o mosquito transmissor da Dengue foi apresentada nesta segunda-feira, 24 de setembro, no Congresso Internacional de Medicina Tropical que ocorreu no Rio de Janeiro. O programa internacional Eliminar a Dengue: Nosso Desafio está sendo expandido para vários países, dentre eles, o Brasil.

O novo método apresentado utiliza a bactéria Wolbachia. Ao introduzi-la no Aedes aegypti, ela bloqueia a multiplicação do vírus. Com isso, a transmissão é interrompida. A eficácia dessa bactéria contra o Aedes aegypti foi apresentada em 2010, por cientistas da Universidade do Estado de Michigan.

No Brasil, o projeto ainda está em fase de teste. Os estudos estão sendo realizados em laboratório, na manutenção de colônias dos mosquitos com Wolbachia. O teste para soltura do mosquito está previsto para 2014.

Se os objetivos propostos forem alcançados, mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo, que vivem em áreas de risco, poderão ser beneficiadas. Além disso, a técnica poderá reduzir a dependência de métodos de prevenção contra a Dengue utilizados atualmente.

Dengue no Brasil
De janeiro deste ano até o momento, já foram registrados 431.194 casos em todo o País. Dentre os Estados com maior número de casos estão o Rio de Janeiro, Ceará e Bahia.

A Dengue é uma doença infecciosa aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Ocorre, principalmente, em áreas tropicais e subtropicais do mundo. No Brasil as epidemias, geralmente, ocorrem no verão.

O quadro clínico da doença é amplo, que se apresenta desde uma febre inespecífica até quadros graves como hemorragia e choque. Os casos graves podem levar a pessoa infectada à morte, por isso a Dengue é uma doença de notificação obrigatória e sua forma grave deve ser de informada imediatamente.

Como todo o processo com a bactéria Wolbachia ainda está sob avaliação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta à população para que continue aplicando os métodos convencionais de evitar a proliferação do mosquito. Como, por exemplo: não deixar água parada em reservatórios e recipientes; manter a caixa d’água sempre fechada; não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje; manter tampados os barris de água; encher de areia os pratinhos dos vasos de planta; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo; cobrir pneus velhos; jogar lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada, dentre outros.


Notícias relacionadas