Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Brasil está autorizado a fabricar novo medicamento contra a tuberculose

Notícias

25/11/2014

Compartilhe esta notícia:

Brasil está autorizado a fabricar novo medicamento contra a tuberculose

SXC.huO Brasil vai produzir novo e importante medicamento contra a tuberculose. O chamado 4 em 1 foi registrado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a produção que deve começar em 2017. O comprido que reunirá quatro ativos vai atuar no tratamento de uma doença que preocupa o país.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que esta formulação de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol é a mais eficaz no combate à tuberculose. Ela permite melhor adesão e pode reduzir as taxas de abandono do tratamento, que atualmente é muito demorado.

O laboratório Farmanguinhos, em parceria com uma empresa indiana, será responsável pela fabricação do 4 em 1. Este medicamento deve tratar, por exemplo, os mais de 71 mil casos de tuberculose registrados no Brasil somente o ano passado.

Esta é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta os pulmões. Em todo o mundo, seis milhões de pessoas são infectadas por ano. A tuberculose mata mais de um milhão de pessoas anualmente. Moradores de rua, pessoas com HIV, população carcerária e indígenas, respectivamente, são o público mais vulnerável à contaminação.


Notícias relacionadas