Notícias
10/03/2015
Brasil adota diretrizes e medicamentos para o tratamento de transtorno bipolar
Diretrizes terapêuticas para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do transtorno bipolar devem ser publicadas esta semana. A forma mais grave da doença, considerada um transtorno afetivo, afeta cerca de 2 milhões de brasileiros. Além das orientações, cinco medicamentos para o tratamento vão ser incorporados a tabela de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A doença se manifesta em fases que alternam a hiperexcitabilidade e a agitação com profunda tristeza e depressão. A duração das fases varia de pessoa para pessoa, podendo durar horas, dias, meses e até anos. Com o novo protocolo, a atenção dada à doença em todo o país será unificada, para facilitar a identificação por médicos da atenção básica e o encaminhamento desses pacientes para o tratamento adequado, oferecido nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Já, a decisão de incorporar os medicamentos clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona no âmbito do SUS foi publicada nesta terça-feira, 10 de março, por meio da Portaria 3/2015 de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Até o fim do semestre, os medicamentos devem estar disponíveis. A expectativa é que cerca de 270 mil pessoas sejam beneficiadas com o tratamento este ano.
Da Agência CNM, com informações da ABr