
Notícias
23/02/2011
Bom tempo para negócios no Município de Dracena (SP)
CNM
O sucesso do projeto Micro Empreendedor Individual chama a atenção no Município de Dracena (SP) que conseguiu regularizar a situação de mais de 120 micro empresários. Além de lançar uma novidade para as empresas; a Nota Fiscal Eletrônica. A prefeitura iniciou o credenciamento de apenas 15 empresas na região, mas percebeu a boa aceitação da ferramenta e já foram contabilizadas mais 100 usando a Nota Fiscal Eletrônica.
Antes do sistema, as empresas de Dracena deviam emitir um comprovante do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em papel e depois os dados deveriam ser incluídos manualmente. Agora com o novo processo, tudo é automático, o que de acordo com o prefeito de Dracena, Célio Rejani, ajuda a reduzir falha na correção do imposto, evitando erros no recolhimento do tributo.
As empresas comemoram a novidade, pois os benefícios são vários. O grande destaque é para a possibilidade de até 30% de isenção no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Além de significar um custo a menos para o prestador de serviço. Os 44 mil habitantes também ganham com as mudanças, pois o benefício vale para pessoa física.
A diretora do setor de arrecadação da prefeitura explica que se um cidadão vai até uma oficina para consertar seu veículo, é possível declarar no cadastro da nota o pedido de abatimento do IPTU, que pode chegar até 35%. “È uma grande economia, ainda é possível ver outras mudanças na região, pois dentro da arrecadação do Imposto sobre Serviço (ISS), 25 % do valor vai para obras em educação e 15% para área da saúde. Então as ferramentas são um grande avanço para o povo, tanto em qualidade de vida como em modernidade”, ressalta a diretora.
Matilde ensina que desde a implantação do sistema qualquer empresa pode optar pela nota fiscal. As empresas com lucro real e lucro presumido, que não sejam microempreededores, devem aderir ao sistema durante 2011. Em 2012 é a vez das microempresas e empresas de pequeno porte para a adesão.
O prefeito Célio Rejani explica que o sistema acrescenta muito para o Município pois acaba atraindo mais empresas para a região, “Estamos fortalecendo o mercado. Sempre existe um retorno, possibilidades de maior contratação por conta do incentivo fiscal e dos microemprendedores terem saído da informalidade” avalia.
Notícias relacionadas


