Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Bom exemplo: Municípios paulistas reduzem uso de agrotóxicos nas lavouras de morango

Notícias

14/08/2012

Compartilhe esta notícia:

Bom exemplo: Municípios paulistas reduzem uso de agrotóxicos nas lavouras de morango

Embrapa

Enquanto alguns produtores rurais brasileiros aumentaram o uso de agrotóxicos em suas lavouras em mais de 76% nos últimos sete anos, os Municípios paulistas seguem pelo caminho contrário reduzindo o uso. As prefeituras de Jarinu e Atibaia apóiam os produtores rurais para reduzir o uso de agrotóxicos. Nos últimos três meses, houve redução superior a 70% na aplicação de agrotóxicos na plantação.

A prefeitura de Atibaia em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove um programa para a redução do uso de agrotóxicos.  Os agricultores da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeitos de Atibaia, Jarinu e Região que participaram do programa estão colhendo os frutos da capacitação na lavoura.

O diretor do departamento de desenvolvimento de agronegócios de Atibaia, Marcelo Perroni Ribeiro, explica que os agricultores que estão no programa servem de exemplo e provam que o programa funciona, “Nas aulas, o produtor aprende técnicas de plantio, manejo, colheita e de pós-colheita”, relata.

Para ele essa redução implica diretamente na saúde dos trabalhadores e do produtor. “Existem atualmente 70 agricultores em Atibaia e em época de colheita mais de 800 pessoas são contratadas”, conta o diretor.

“O produto passa a ter uma qualidade dentro da lavoura, pois existe toda uma cadeia de proteção, com uma área de descarte para as folhas de pés de morango que são compostadas e viram adubo, e uma para descarte das vasilhas de agrotóxicos” explica Perroni.

Produto certificado
As caixas com a fruta recebem um certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que faz a validação do órgão certificador, responsável pela fiscalização das boas práticas no campo. “Esse certificado chama a atenção dos consumidores, pois garante que o produto tem baixíssima utilização de agrotóxicos e  que são utilizados produtos licenciados. Além disso, o produto fica bem mais palatável”, destaca Perroni.

O Município que tem 125 mil habitantes também conta com outros programas de sucesso na área agrícola, como o de hortas na escola, onde os estudantes plantam, colhem e fazem a própria salada com produtos orgânicos. A prefeitura também cede O espaço Rural Atibaia, onde os produtores locais de orgânicos se reúnem e vendem direto para a população seus produtos.

Exemplo que vai para fora
A técnica de redução de agrotóxicos para a cultura do morango foi apresentada a pesquisadores internacionais que vieram fazer no Brasil um curso sobre pulverização. Os profissionais são de países da Europa e das Américas Central e do Norte. A caravana contou ainda com representantes do Instituto Brasileiro de Frutas e com representantes da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Todos aprovaram o morango certificado.

 


Notícias relacionadas