Notícias
14/08/2012
Bom exemplo: Municípios paulistas reduzem uso de agrotóxicos nas lavouras de morango
A prefeitura de Atibaia em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove um programa para a redução do uso de agrotóxicos. Os agricultores da Associação de Produtores de Morango e Hortifrutigranjeitos de Atibaia, Jarinu e Região que participaram do programa estão colhendo os frutos da capacitação na lavoura.
O diretor do departamento de desenvolvimento de agronegócios de Atibaia, Marcelo Perroni Ribeiro, explica que os agricultores que estão no programa servem de exemplo e provam que o programa funciona, “Nas aulas, o produtor aprende técnicas de plantio, manejo, colheita e de pós-colheita”, relata.
Para ele essa redução implica diretamente na saúde dos trabalhadores e do produtor. “Existem atualmente 70 agricultores em Atibaia e em época de colheita mais de 800 pessoas são contratadas”, conta o diretor.
“O produto passa a ter uma qualidade dentro da lavoura, pois existe toda uma cadeia de proteção, com uma área de descarte para as folhas de pés de morango que são compostadas e viram adubo, e uma para descarte das vasilhas de agrotóxicos” explica Perroni.
O Município que tem 125 mil habitantes também conta com outros programas de sucesso na área agrícola, como o de hortas na escola, onde os estudantes plantam, colhem e fazem a própria salada com produtos orgânicos. A prefeitura também cede O espaço Rural Atibaia, onde os produtores locais de orgânicos se reúnem e vendem direto para a população seus produtos.