Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Boletim sobre a febre chikungunya: 79 pacientes registrados e 41 deles foram contaminados no Brasil

Notícias

09/10/2014

Compartilhe esta notícia:

Boletim sobre a febre chikungunya: 79 pacientes registrados e 41 deles foram contaminados no Brasil

IFSCA febre chikungunya, doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, é realidade no Brasil. Em anos anteriores, o país havia registrado casos da febre, mas sempre em pacientes infectados em outros países. Este ano, surgiram os primeiros casos de doentes que não viajaram, portanto foram picados e contraíram o vírus em solo brasileiro.

Nesta quinta-feira, 9 de outubro, o Ministério da Saúde divulgou um boletim sobre a doença. Ao todo são 79 pacientes – 41 deles contaminados aqui no Brasil e outros 38 chamados casos importados.

Os casos de contaminação no Brasil foram registrados em Oiapoque (AP), com oito doentes e em Feira de Santana (BA), com 33. A doença não é transmissível. É contaminado apenas quem tem contato com os mosquitos. Os sintomas da chikungunya são parecidos com a dengue, como febre, dores nas articulações e mal-estar. A diferença é que as dores nas articulações costumam ser mais intensas.


Notícias relacionadas