Home / Comunicação / Boas práticas: Município de Tapejara (RS) cria ações contra o Aedes aegypti
Notícias
25/01/2017
Boas práticas: Município de Tapejara (RS) cria ações contra o Aedes aegypti
O Município de Tapejara (RS) tem adotado iniciativas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A ação, promovida pelo Setor de Vigilância Ambiental em Saúde do Município, trouxe para a população uma peça teatral que ensina o que fazer para não deixar o mosquito nascer.
A coordenadora da Vigilância Ambiental de Tapejara, Amanda Negri, falou sobre a importância do trabalho em conjunto entre todos os órgãos da saúde. Além disso, ela destacou a necessidade de orientar a população para que todos estejam bem informados e realizem um trabalho mais eficiente.
A iniciativa contou com um grande público. Na oportunidade, foi possível conversar com a comunidade em geral quantos aos cuidados que devem ser realizados semanalmente em suas casas. Eles também foram instruídos acerca dos sintomas desenvolvidos por cada uma das doenças com distribuição de panfletos informativos.
O exemplo da Prefeitura foi enviado à Confederação Nacional de Municípios (CNM) para registrar a boa prática na campanha Municípios contra o Aedes aegypti. A entidade tem dado visibilidade a esse tipo de ação para incentivar as Prefeituras do país a se envolveram na campanha de enfretamento à proliferação do inseto e de prevenção a doenças causadas por ele. O presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, idealizador da iniciativa, aconselha a união de todo o Movimento Municipalista para que haja a troca de experiências bem sucedidas entre os prefeitos, e, assim, combater a praga.
Prevenção
A Confederação mantem o site www.aedes.cnm.org.br à disposição dos gestores para baixar materiais de apoio no desenvolvimento de campanhas educativas e mutirões, assim como inúmeras informações sobre as doenças causadas pelo mosquito. A área técnica de saúde da CNM tem alertado os gestores e a população em geral sobre a necessidade de promover medidas de prevenção contra o mosquito. Entre as dicas estão:
- cuidado com armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado;
- mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
- mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
- elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados;
- mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
- mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas; e
- caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
Leia mais: